Bem-vindos Amedrontados!
Aqui vocês encontrarão conteúdo que muitas vezes não possui uma explicação racional e que os fará mudar a forma de ver as coisas. Perceberão que não somos os únicos no mundo e que não são só pessoas vivas que nos rodeiam.
Divirtam-se!

O Mito de Órion

Órion

Órion era um gigantesco caçador que foi transformado em constelação juntamente com as Plêiades.
Segundo um fragmento de um antigo poema em hexâmetros (Astronomia) atribuído na Antiguidade a Hesíodo, ele era filho de Poseidon e de Euríale, filha do rei Minos, mas há muitas controvérsias a respeito de sua ascendência e do local de seu nascimento.
A lenda de Órion é provavelmente muito antiga e pré-homérica, pois os poemas homéricos já mencionam sua presença no céu noturno, perto das Plêiades.
Ele era um poderoso caçador armado de clava, tinha grande estatura, foi amado por Éos e, mais tarde, morto por Ártemis, sendo depois transformado em constelação.
Graças ao seu pai Poseidon, ele podia caminhar sobre as ondas. Assim, chegou a Quios, matou várias feras e, bêbado, violentou Mérope, filha do rei Enópio. O rei posteriormente conseguiu cegá-lo (sozinho ou auxiliado por Dioniso) e o expulsou da ilha. Órion conseguiu chegar a Lemnos, lar de Hefesto, que lhe cedeu um servo, Cedálio, para guiá-lo. Com esse servo nos ombros ele se dirigiu para o leste e foi curado da cegueira pelos raios do sol nascente, isto é, por Hélio.
Depois de tentar, sem sucesso, se vingar de Enópio, Órion se dirigiu para Creta, onde passava o tempo caçando animais selvagens em companhia de Ártemis e de Letó. Ele livrou muitas regiões dos animais selvagens e teve 50 filhos "de grande força" com as ninfas, e outras tantas filhas que se sacrificaram em prol de Orcômeno.
Há versões controversas sobre sua morte. Uma das mais populares conta que ele se vangloriou de ser páreo para qualquer animal sobre a terra e aí Gaia enviou um escorpião gigante que o matou com uma picada. Há uma variante em que o escorpião gigante atacou Letó e, ao defendê-la, Órion foi morto. Em outra versão ele se enamorou de Ártemis e tentou atacá-la, mas ela o matou com uma flecha ou enviou o tal escorpião para acabar com ele. No relato do Pseudo-Apolodoro, Ártemis o flechou porque ele atacou uma das ninfas de seu séquito.

Agradecimentos à: greciantiga.org
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Amedrontante © 2015 | Design por Kompi Ajaib