Bem-vindos Amedrontados!
Aqui vocês encontrarão conteúdo que muitas vezes não possui uma explicação racional e que os fará mudar a forma de ver as coisas. Perceberão que não somos os únicos no mundo e que não são só pessoas vivas que nos rodeiam.
Divirtam-se!

As Górgonas

Medusa

Górgonas e gréias eram divindades muito antigas e que já existiam quando Zeus assumiu o controle do Universo. Havia três górgonas (Esteno, Euríale e Medusa) e três gréias (Ênio, Pêfredo e Dino), que habitavam o extremo Ocidente, onde os gregos situavam, entre outras coisas, o Jardim das Hespérides.
Das três górgonas, somente Medusa era mortal; as outras duas irmãs eram imortais. Às vezes, apenas Medusa é referida como "a górgona". O aspecto delas era assustador: presas de javali, cabelos constituídos de serpentes vivas, mãos de bronze e asas de ouro. De tão penetrante, seu simples olhar transformava suas vítimas em pedra. Medusa, em uma antiga ânfora de meados do século VII, foi representada com corpo de cavalo, como uma "centaura".
Nem deuses nem mortais ousavam se aproximar de tais monstros. Somente o deus Poseidon teve a incomensurável coragem de ter uma aventura com Medusa e engravidá-la. Nasceram, em decorrência disso, Pégaso, o cavalo alado, e Crisaor. Crisaor tem importância meramente genealógica; Pégaso, porém, participa ativamente da lenda de Belerofonte.
As três Gréias (ou "velhas"), irmãs das górgonas, eram também conhecidas por Fórcides devido ao pai, Fórcis. Já haviam nascido velhas, tinham apenas um olho e um dente, que dividiam entre si, e eram as únicas que conheciam os meios de derrotar as górgonas.
Medusa e sua cabeça estão entre os mais populares temas artísticos do Período Arcaico e, em menor grau, dos períodos subsequentes e do Império Romano. Devido à crença no poder aterrorisante e paralisante da cabeça de Medusa, os gregos costumavam representá-la em escudos, couraças, portões, muralhas e até em espelhos.
Acreditava-se que essa representação isolada da cabeça de Medusa, conhecida por gorgoneion, era um símbolo protetor contra qualquer tipo de encantamento e tinha a capacidade de repelir os males. Por isso, o gorgoneion era usado, às vezes, como uma espécie de amuleto.

Agradecimentos à: greciantiga.org
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Amedrontante © 2015 | Design por Kompi Ajaib