Bem-vindos Amedrontados!
Aqui vocês encontrarão conteúdo que muitas vezes não possui uma explicação racional e que os fará mudar a forma de ver as coisas. Perceberão que não somos os únicos no mundo e que não são só pessoas vivas que nos rodeiam.
Divirtam-se!

Mitos da criação segundo os egípcios

Mitos egípcios da criação

Existem quatro mitos da criação distintos, segundo os egípcios. Cada um deles possuem ligação com uma divindade e cidade diferentes. Abaixo será mostrado todos os quatro:

1 - Ptah, o pai dos deuses e o mito da criação da cidade de Mênfis

Ptah

O pai dos deuses, Ptah, concebeu todo o universo em seu coração e em seguida pôs nome em todas as coisas. Após nomeá-las, todas as coisas foram criadas. Inicialmente ele criou os outros deuses e seus respectivos cultos de adoração. Sendo criada assim a ordem na Terra. Ele povoou o universo após nomear cada criatura e coisa, incluindo-se aqui pessoas estrangeiras e os animais. E então fez com que o mundo fosse povoado, com as pessoas vivendo em ordem e adorando os deuses.

2 - Khnum e o mito da criação da ilha de Elefantina

Khnum

Khnum criou o universo em sua roda de oleiro. Lá ele modelou os outros deuses e todos os povos da Terra e criou os animais e plantas. Então para manter a continuidade da raça humana, ele ampara cada concepção e nasciment, criando cada pessoa e sua respectiva ka (alma).

3 - Thoth e o mito da criação da cidade de Hermópolis Magna

Estátuas de Thoth

Após as brumas da criação, elementos essenciais se reuniram e transformaram em quatro pares de forças opostas:
- A água primordial, representada por Nun e Naunet;
- O ar ou poder oculto, representado por Amun e Amaunet;
- A escuridão, representada por Kuk e Kauket;
- A força da inundação ou falta de forma, representada por Huh e Hauhet.
Eles juntos formaram o Ogdóade (grupo de oito divindades). Os deuses machos possuíam cabeça de rã e as deusas, cabeças de cobra. Esses oito elementos se combinaram e explodiram em uma força criadora que gerou um monte de terra chamado de Ilha das Chamas que se elevou sobre as águas primordiais. O deus Thoth, na forma de um íbis, pôs um ovo cósmico nessa terra, que se chocou, fazendo então o sol nascer no céu.

4 -  Atum e o mito da criação da cidade de Heliópolis

Nut, Geb e Shu

Nun, a água primordial, existia na escuridão por um bilhão de anos. Então um monte de terra elevou-se através das brumas. Atum, o deus solar criador, se condesou fora dessa névoa e ficou de pé sobre essa terra. Ele era o sol, antes dele não havia luz do dia, mas ele estava só. Quando ele espirrou, Shu e Tefnut, o ar e a umidade, respectivamente, foram criados. Shu e Tefnut, por sua vez, tiveram dois filhos: Geb e Nut, a terra e o céu, respectivamente.Shu se separou do seu par e levou Nut para o céu. Mas Geb e Nut não permaneceram separados, eles tiveram quatro filhos: Osíris, Isis, Seth e Nepthys.
Ennead, o panteão de Heliópolis, é formado Shu e Tefnut, Geb e Nut e Osíris, Isis, Seth e Nepthys.

Agradecimentos à: egyptholiday.com
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Amedrontante © 2015 | Design por Kompi Ajaib