Bem-vindos Amedrontados!
Aqui vocês encontrarão conteúdo que muitas vezes não possui uma explicação racional e que os fará mudar a forma de ver as coisas. Perceberão que não somos os únicos no mundo e que não são só pessoas vivas que nos rodeiam.
Divirtam-se!

As Sereias realmente existem?

Sereias

As sereias são criaturas mitológicas que viviam em uma ilha do Mediterrâneo cercada de rochas e recife, que ficava em algum lugar do mar Tirreno. Elas são conhecidas pela capacidade de encantar a todos com seu canto, o que fazia os navegadores descuidados se aproximarem o bastante para ouvir seu canto e acabar naufragando. 
Elas são comumente pensadas como sendo parte mulher e parte peixe, todavia, como mostrado na obra Odisseia, elas seriam parte mulher parte ave.
São consideradas filhas do deus-rio Aqueloo e da musa (deusa da música, dança e inspiração poética) Melpômene ou de Terpsícore. Eurípides as considerou filhas de Gaia e relatou que elas tocavam: a flauta líbia, a siringe e o fórminx e Homero afirmou que elas podiam prever o futuro.  
Apesar de ser uma criatura incomum que até então somente era vista em livros ou filmes, as sereias vieram a ser objeto de discussão sobre sua real existência.
Uma das teorias que afirma que elas existem, é a hipótese do macaco aquático que trata da possibilidade de ancestrais, mais ou menos próximos dos humanos, terem adotado, durante um certo período, um estilo de vida semiaquático na costa africana, seja para conseguir se alimentar de seres aquáticos, seja para se defender de predadores. 
Isso então teria influenciado na sua evolução, gerando uma subespécie anfíbia, enquanto que outros hominídeos tiveram sua experiência puramente terrestre.
Essa teoria ficou durante muito tempo esquecida, até que os estudiosos: Max Westenhofer (ideólogo), Sir Alister Hardy (biólogo marinho) e Elaine Morgan (escritora feminista), começaram a desenvolvê-la ainda mais.
Algumas das explicações que justificam a hipótese do macaco aquático, são:
1 - Somos os únicos primatas que não tem o corpo totalmente recoberto por pelos, uma condição só existente em ambientes aquáticos ou subterrâneos;
2 - A respiração do ser humano é diferente da de outros mamíferos, já que temos a capacidade de controlá-la voluntariamente. Tal como os mamíferos marinhos, podemos inalar o ar necessário para mergulhar e depois voltar à superfície para respirar;
3 - Assim como os mamíferos aquáticos, e ao contrário dos terrestres, os humanos possuem uma reserva de gordura que retêm durante todo o ano;
4 - E a nossa facilidade de nadar, em comparação à falta de jeito de muitos mamíferos terrestres na água, sugere que evoluímos de seres aquáticos.
No entanto, os contrários a essa teoria afirmam que: 
1- Há mamíferos aquáticos que possuem o corpo coberto por pelos como as lontras e os castores;
2 - Não existem nenhum mamífero aquático que seja bípede;
3 - Até o momento, nenhum fóssil que comprove a existência de macacos aquáticos ou sereias, foi encontrado.
Todavia, o motivo de ter surgido esse mistério se deu a partir de quando estudos começaram a sugerir que criaturas aquáticas possuem uma linguagem tão complexa como a dos seres humanos e que haveria a possibilidade de alguns hominídeos terem evoluído através da adaptação na água.

O vídeo mostra um documentário do canal Discovery sobre a existência das sereias:


Então será que as sereias seriam criaturas reais decorrentes de uma evolução adaptativa?  Eis o mistério.

Agradecimentos à: greciantiga.org e animalplanet
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Amedrontante © 2015 | Design por Kompi Ajaib