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Frederick Valentich |
Em 21 de outubro de 1978, na região de Melbourne, na Austrália, ocorreu um dos mais assombrosos casos de registro de OVNI da história da Ufologia Mundial. Na ocasião um piloto, Frederick Valentich, perseguiu um OVNI gigantesco antes de sumir das telas dos radares. Até hoje não foram encontrados sinais de Valentich e seu avião.
Tudo começou no final da tarde de 21 de outubro, quando Valentich decolou a bordo de um monomotor Cessna 182 L do aeroporto de Moorabbin, em Melbourne, para começar seu voo de treinamento de 125 quilômetros com destino à Ilha King. Esse era apenas o segundo voo noturno solo dele. Um pouco depois das 19:06 horas, o piloto havia feito contato por rádio com a central em Melbourne para saber se havia a presença de alguma aeronave conhecida voando na área. A resposta foi não. Essa resposta foi dada mais de uma vez enquanto o piloto entrava em contato com a central durante seu trajeto. Depois de receber essas respostas por parte da central, Valentich relatou à central que havia algo voando perto dele. A central perguntou mais de uma vez se ele podia confirmar se se tratava de um avião e ele respondeu em todas essas vezes que não. Ele descreveu que esse objeto tinha pelo menos quatro luzes e uma luz verde, de formato alongada e todo brilhante. Em determinado ponto, o piloto não pôde descrever com mais exatidão sobre o que era esse objeto devido a velocidade que ele empregava. Perto de encerrar a transmissão com a central, Valentich reclamou que o motor de seu avião estava "tossindo" e não muito tempo depois disso, a comunicação foi perdida.
O piloto tinha planejado seu voo com antecedência e pretendia passar sobre o Cabo Otway, nas proximidades do Estreito de Bass. Ele conhecia esta região muito bem pois já tinha efetuado voos sobre esta região em várias ocasiões.
O piloto tinha planejado seu voo com antecedência e pretendia passar sobre o Cabo Otway, nas proximidades do Estreito de Bass. Ele conhecia esta região muito bem pois já tinha efetuado voos sobre esta região em várias ocasiões.
O voo deveria durar aproximadamente 90 minutos, devendo chegar por volta das 19:50 horas em seu destino.
O caso dele virou notícia na época:
O caso dele virou notícia na época:
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Notícia de jornal sobre o piloto Frederick Valentich |
Diálogo
Quando passava sobre o Cabo Otway Valentich comunicou-se com a central de controle aéreo local informando que estava a 4.500 pés de altura sobre o mar. Eram 19:00 horas e o céu estava limpo possibilitando ampla vista de toda a região.
Seis minutos depois Valentich contatou novamente a torre solicitando informações sobre luzes que ele estava vendo a quilômetros de sua posição. O controlador afirmou desconhecer a natureza da luz observada. Valentich resolveu aproximar-se da estranha luz para identificá-la. Ele manteve contato por rádio com a torre de controle informando tudo o que acontecia. Confira trechos do diálogo:
19:06:44
FV: Melbourne, aqui é Delta Sierra Juliete. Há algum tráfego abaixo de mim a 5 mil?
C: Delta Sierra Juliete, não há nenhum tráfego conhecido.
FV: Delta Sierra Juliete, aqui. Parece ser uma grande aeronave abaixo de mim 5 mil.
19:06:44
C: Delta Sierra Juliete, que tipo de aeronave é essa?
FV: Delta Sierra Juliete, aqui. Eu não posso precisar. Apresenta 4 luzes. É como as luzes de pouso de uma aeronave.
19:07:00
C: Delta Sierra Juliete.
19:07:31
FV: Melbourne, aqui Delta Sierra Juliete. A aeronave acaba de passar sobre mim a pelo menos mil pés.
C: Delta Sierra Juliete, “roger”. E é uma grande aeronave? Confirme?
FV: Desconheço devido à sua velocidade. Existe alguma aeronave da Força Aérea nas vizinhanças?
C: Delta Sierra Juliete. Não há nenhum tráfego nas vizinhanças.
19:08:18
FV: Melbourne, está se aproximando agora, vindo do leste na minha direção.
C: Delta Sierra Juliete
19:08:41 – (…) microfone ficou aberto por 2 segundos.
19:08:48
FV: Delta Sierra Juliete, aqui. Me parece que a coisa está jogando algum tipo de jogo. Está voando duas ou três vezes a velocidade que eu não posso identificar.
19:09:00
C: Delta Sierra Juliete, “roger”. Qual o seu nível atual?
FV: Meu nível atual é 4,5 mil; 4,5,0,0.
C: Delta Sierra Juliete. E você confirma que não pode identificar a aeronave?
FV:: Afirmativo
C: Delta Sierra Juliete, “roger”. Aguarde.
19:09:27
FV: Melbourne, aqui Delta Sierra Juliete. Aquilo não é uma aeronave; aquilo está…(microfone aberto por 2 segundos)
19:09:42
C: Delta Sierra Juliete, você pode descrever a aeronave?
FV: Delta Sierra Juliete, aqui. Quando passa, parece ser enorme, comprido…(microfone aberto por mais 3 segundos); não posso identificar mais que…aquilo é muito rápido; (microfone aberto por mais 3 segundos)…está bem na minha frente agora, Melbourne!
19:10:00
C: Delta Sierra Juliete, “roger”. Me informe qual o tamanho que o objeto pode ter.
19:10:19
FV: Delta Sierra Juliete, Melbourne. Parece que está estacionário. O que eu estou fazendo bem agora é orbitar, e a coisa está orbitando sobre mim também; a coisa tem luzes verdes e algum tipo de superfície metálica, pois toda ela brilha por fora.
C: Delta Sierra Juliete.
19:19:46
FV: Delta Sierra Juliete aqui. (…) (microfone aberto por 5 segundos). A coisa simplesmente desapareceu.
C: Delta Sierra Juliete.
19:10:46
FV: Melbourne, vocês saberiam informar que tipo de aeronave é aquela? Seria uma nave militar?
C: Delta Sierra Juliete. Confirme que a aeronave desapareceu.
FV: Repita por favor.
C: Delta Sierra Juliete, a aeronave ainda está aí com você?
FV: Delta Sierra Juliete. Está…oh, não…(microfone aberto mais 2 segundos). Está agora se aproximando, vindo de sudoeste.
C: Delta Sierra Juliete.
19:11:50
FV: Delta Sierra Juliete, aqui. O aparelho é muito estranho. Agora eu o tenho e 23 ou 24…e a coisa está…
C: Delta Sierra Juliete, “roger”. Quais são as suas atitudes agora?
FV: Minha atitude agora é para a Ilha King, Melbourne…Aguarde…a estranha aeronave está sobrevoando-me agora, bem acima, novamente…(microfone aberto por 2 segundos); Está acima de mim e não é uma aeronave…
C: Delta Sierra Juliete
19:12:28
FV:: Delta Sierra Juliete, Melbourne…(microfone aberto por mais 2 segundos)
19:12:55 – Fim das comunicações após 17 segundos de ruídos metálicos de origem desconhecida.
(FV): Frederick Valentich
(C): Central de controle
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Rota traçada por Valentich |
Agradecimentos à: Doce Psicose e historicmysteries.com