Bem-vindos Amedrontados!
Aqui vocês encontrarão conteúdo que muitas vezes não possui uma explicação racional e que os fará mudar a forma de ver as coisas. Perceberão que não somos os únicos no mundo e que não são só pessoas vivas que nos rodeiam.
Divirtam-se!

O Lobisomem

Lobisomem ou Licantropo

Lobisomens, que também são conhecidos como Licantropos, são lendários seres humanos que conseguem mudar de forma. Como o nome sugere, essas pessoas conseguem se transformar em lobo.
A lenda do Lobisomem se espalhou por todo o mundo e sua origem pode ser compreendida em razão da outra denominação que ele recebe, Licantropo.
Ao longo da história há registros de pessoas que confessaram ser ou foram acusadas de ser Lobisomens​​. Na verdade, eles foram caçados, interrogados e executados em massa da mesma forma que as bruxas eram. Isso porque muitas vezes as bruxas também eram acusadas de serem Lobisomens. Esses chamados "testes de Lobisomem " nos dá uma visão histórica da crença humana desenfreada na existência de Lobisomens. Alguns dos que eram acusados ​​foram presos porque os moradores precisavam de alguém para culpar pelo gado morto ou por alguma outra ocorrência explicável, mas outros eram acusados ​​por causa de ações muito mais sinistras e menos prováveis de serem imaginadas.
Em 1521, Pierre Burgot e Michel Verdun foram executados como Lobisomens. Os registros históricos indicam que eles eram uma dupla de assassinos em série. Em 1573, novamente na França, outro "homem-lobo" foi executado. Seu nome era Gilles Garnier, também conhecido como o "Lobisomem de Dole". Ele era um assassino em série confesso. Curiosamente, os lobos reais eram abundantes na Europa nesta época. Mas uma questão pode ser levantada: Poderia ser que essas pessoas estivessem sendo associadas ao animal carnívoro devido a elas se comportarem como animais?
Algo que naquela época era também comum era o fato do crime de homicídio ser punido com a própria vida e tendo em vista que se tratavam de assassinos em série, então seu comportamento estaria ligado com algo selvagem e não com o de uma pessoa.
Um caso mais abominável de execução de Lobisomem, foi o de um homem alemão chamado Peter Stumpp (ou Stubbe). Peter foi supostamente capturado por seus vizinhos quando estava se destransformando em lobo. Eles teriam presenciado ele retirar o "cinto de lobo" (será contado mais a frente), quando então foi capturado. Ele teria confessado ter matado, estuprado e praticado canibalismo. Sua amante e filha foram executadas de forma torturosa imediatamente após sua confissão. Porquê elas foram executadas? Para que tomasse ciência de seu crime e por fazer sexo com ele. Sim, a filha foi executada por ter sido estuprada por seu pai. O que é pior? O pai havia matado o seu outro filho e comido os miolos dele antes de ser capturado.
Apesar de todos esses casos serem evidências da crença de longa data que a humanidade tem em lobisomens, eles não são as primeiras descrições de lobisomens da história.
A história mais antiga de um Lobisomem não é composta por um grupo horrível de assassinatos em série, sendo seguido por uma execução, mas sim um mito romano antigo. 
Ovídio escreveu uma obra chamada "as Metamorfoses" em 1 ano depois de Cristo. Nela, ele conta sobre o rei Lycaon (que deu origem a palavra Licantropo) que por ter ofendido os deuses, servindo carne humana a eles no jantar, teria sido punido por Júpiter, que o transforma em um Lobisomem. Assim quando estivesse em sua forma de Lobisomem, ele poderia continuar sua abominação de comer carne humana sem que causasse muita ofensa.

Rei Lycaon se transformando em Lobisomem

Desde aquela época, a lenda do lobisomem evoluiu. Existem lendas dos Lobisomens que foram, obviamente, contadas de uma pessoa a outra de forma que parece construir um conceito diferente do original. Por exemplo, a lua cheia não tinha nada a ver com o Lobisomem de Ovídio e outras lendas de Lobisomens contadas antigamente. A lenda dos Lobisomens teve constantes mudanças de forma. Outras lendas associavam Lobisomens a uma espécie de cinto ou "cinto de lobo" que, ao ser usado, transformava a pessoa em lobo, como a de Peter Stumpp.
A religião teve um impacto evidente no mito Lobisomem, porque nas áreas onde o cristianismo foi predominante, o Lobisomem estava associado a prática de bruxaria e ao diabo. Até o "cinto de lobo" encontrou um lugar na crença dos cristãos em Lobisomens. Eles acreditavam que o "cinto" teria sido feito pelo diabo para que pudesse ser usado por seus asseclas. Até mesmo o conto de Ovídio foi baseado na religião, pois a transformação em lobo contada por ele era uma forma de castigo dos deuses. Todavia, isso quer dizer que a religião é a fonte do mito lobisomem? Provavelmente não. É mais provável que a religião tenha influenciado simplesmente a existência de uma crença que se manifesta na história da humanidade por uma de duas razões: ou os Lobisomens foi uma invenção do imaginário das pessoas ​​para explicar algo horrível; ou eles realmente existiram.
Várias razões que fizeram surgir o mito dos Lobisomens foram postuladas. É possível que ataques de lobos reais sejam a causa da superstição que levou as pessoas a temerem o pior. Mas como forma de satisfazer a população da época dando-lhes a resposta que procurava sobre quem seria o responsável pelos ataques, suspeitos foram torturados a confessar e voilà: você tem a "prova" que pode ter servido de base para a crença das pessoas em Lobisomens. Há também a possibilidade de que o mito dos Lobisomens foi criado para explicar a doença da raiva. Afinal, humanos adquirem a raiva quando são mordidos por animais raivosos.
Uma possível causa para o mito Lobisomem se alinha muito bem com as caças históricas aos Lobisomem, que seriam, na verdade, a resposta das pessoas para as ações de assassinos em série.
O mito do vampiro remonta a uma realeza que tinha um gosto em especial para o derramamento de sangue, como Vlad, o Empalador. No entanto, o mito do vampiro só explica uma sede de sangue, e não de carne humana. A história nos diz que o canibalismo é um traço que nem todos os assassinos em série possuem, mas alguns praticam. Portanto, uma outra explicação pode ser possível dentro do mito do Lobisomem: lobos comem seres humanos (não tanto hoje em dia , mas se eles pudessem chegar até nós, eles poderiam fazer isso com mais freqüência). Além disso, não há como negar que assassinos em série como Albert Fish e Jeffrey Dahmer se comportam como verdadeiros animais.
Como o mito lobisomem nunca veio a ser conhecido em sua profundidade, Ovídio poderia ser muito bem um autor, como também tal mito pode ter existido na história anterior ao tempo de Ovídio. Qualquer uma das causas acima é plausível. No entanto, não é possível saber se não encontrar provas conclusivas de que os Lobisomens realmente existiram ou não. Se encontrar um, é que você poderá responder a essa pergunta. Se não, conclusões do tipo: "foi tudo uma invenção", continuará a ser possível.

Abaixo segue um documentário do canal History em que mostra uma investigação do "verdadeiro Lobisomem":


Agradecimentos à: historicmysteries.com
Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »
Amedrontante © 2015 | Design por Kompi Ajaib